09/12/2019

O que você precisa saber sobre o INPI


É importante que todo empreendedor entenda para que serve o INPI. Afinal, o registro junto ao órgão pode ser usado como diferencial para gerar parcerias e dar mais segurança quanto a sua marca.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, ou simplesmente INPI, é o órgão responsável pela análise de pedido de registro de marcas no Brasil, concessão de patentes, registro de softwares e franquia, desenhos industriais e indicações geográficas. É uma autarquia federal, criada em 1970, que está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para iniciar o processo diretamente com o INPI, você deverá preencher um formulário extenso com todas as informações necessárias. Além disso, podem ser solicitados novos documentos e você deverá fazer um acompanhamento semanal, para não perder nenhum prazo.

Lembrando que o registro de marca possui uma validade de 10 anos, podendo ou não ser renovado pelo mesmo período. Com ele, você garante o direito de uso exclusivo da marca em todo o país, inclusive, com opções internacionais.

Quer saber como desburocratizar todo esse processo? Entre em contato com a ComoRegistrar!


Todos os posts...