11/12/2019

Como abrir uma empresa no Brasil


Sabe como dar o primeiro passo para abrir o seu negócio no Brasil? Se você teve uma ideia inovadora ou percebeu uma oportunidade em um nicho de mercado que está crescendo, este post é para você!

Reunimos um passo a passo para te auxiliar nesse processo. Olha só:

1) Defina o nome da sua empresa

Escolha um nome para a sua empresa que seja claro. O ideal é que tanto o som quanto a sensação que ele transmite sugiram o propósito da sua marca. Além disso, ele deve ser fácil de lembrar, até porque quando uma marca entra no mercado, compete com outras que já possuem um nome consolidado. Essas são características únicas que reforçam a sua identidade.

Se já decidiu, pesquise a disponibilidade gratuitamente aqui!

2) Defina um endereço

Atualmente, devido às variadas possibilidades, o endereço é algo bem relativo. Seu negócio pode ser virtual e ter como endereço a sua própria casa. Ou, pode ser uma loja e precisar de um endereço no shopping da cidade, por exemplo.

Uma excelente dica é procurar os chamados escritórios virtuais. Trata-se de empresas que alugam caixas postais, endereços e até mesmo salas, reduzindo custos mas suprindo as mesmas necessidades. Assim, você pode ter um endereço comercial sem precisar pagar um aluguel e com um endereço bem mais profissional.

3) Tipo da empresa

Você terá um sócio? Qual sua estimativa de faturamento? Terá funcionários? Essas são perguntas importantes para esta fase inicial. Procure um advogado e um contador para te auxiliar nessas definições.

4) Defina a sua participação

Decidindo ser uma sociedade limitada, é preciso escolher qual será a participação de cada sócio na empresa, seja dividindo meio a meio ou em percentuais diferentes para cada indivíduo. Geralmente, isso equivale a quanto o sócio vai investir na formação da empresa e varia de acordo com cada companhia.

5) Contrate um contador/advogado e formule o contrato social

O contrato social é o documento mais importante para um negócio. Ele formaliza o que duas ou mais pessoas físicas estão se associando para definir uma pessoa jurídica, trazendo informações como:

Endereço da empresa
Nome e endereço dos sócios
Participação de cada sócio
Objetivo da empresa

6) Registre o contrato na Junta Comercial do Estado

Este é o passo em que a sua empresa passa oficialmente a existir. O contrato social deve ser levado na Junta Comercial do Estado, com os documentos que forem solicitados, os prazos e as taxas a serem pagas. Se tudo der certo, você já sai de lá com o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE).

7) Obtenha o CNPJ

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é o equivalente ao CPF de uma empresa. Quando já tiver obtido o passo anterior, você pode solicitá-lo no site da Receita Federal.

8) Formalize-se junto a Prefeitura e ao Governo do Estado

Caso se trate de uma empresa com local físico, a prefeitura vai precisar dar um alvará de funcionamento. Mas, se você optou por um escritório virtual, geralmente isso já vem no pacote.

Para alguns tipos de empresa, é necessária a solicitação da Inscrição Estadual dada pelo governo do Estado. Muitos já realizam a Inscrição Estadual junto com o cadastro do CNPJ na Receita Federal.

Após essas diquinhas, que tal dar o start no seu negócio? Com esses passos, você terá sua empresa legalizada e formalmente aberta.


Todos os posts...