02/01/2020

Posicionamento de marca. Qual o seu?


Já ouviu falar sobre posicionamento de marca? Se você está montando um negócio, é importante estar atento a este fator. Segundo o MindMiners, posicionamento de marca é o lugar que a empresa quer ocupar nos coração e mente do seu público-alvo. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, as pessoas tomam os valores em comum como principal fator para se relacionar com uma marca, ou seja, ter um bom posicionamento conecta você ao seu consumidor. 

Existem vários tipos de posicionamentos que focam em objetivos diferentes. Entre eles, podemos citar: 

1. Posicionamento Específico: a marca deseja evidenciar um benefício exclusivo do seu produto, como o melhor preço, a maior qualidade, a tecnologia mais avançada etc. Por exemplo, nas primeiras campanhas da Dove, ela se posicionou como o sabonete mais hidratante, por possuir uma fórmula diferente da habitual.

2. Posicionamento de Categoria: a marca se torna sinônimo da categoria. Quando você pensa em creme dental, qual a primeira marca que vem na sua cabeça? Pois é, ela possui um posicionamento de categoria, sendo extremamente forte em seu nicho.

3. Posicionamento Contra Concorrente: quando a marca quer evidenciar que o seu produto é melhor que o dos concorrentes. A AVIS, locadora de veículos, se descreve como a organização que se empenha mais, fazendo referência ao seu principal concorrente, a HERTZ.

Interessante, né? A partir disso, é importante termos em mente a necessidade de uma marca ter um posicionamento forte e bem definido, criando estratégias para intensificá-lo.

Quer estar por dentro de mais assuntos sobre branding? Acompanha as nossas redes sociais da ComoRegistrar! 

Fonte: Blog KWQ, MindMiners, Neil Patel e Administradores 


Todos os posts...