31/01/2020

História de sucesso de um empreendedor que começou do zero – Marco Franzato


Do Paraná para o mundo, a história de Marco Franzato, CEO do Grupo Morena Rosa, é uma grande inspiração para quem tem o sonho de empreender no ramo da moda. Nascido e criado em uma família humilde, o paranaense seguiu os passos do pai desde muito cedo e aos sete anos foi bóia-fria, trabalhando em fazendas de café na cidade de Cianorte, que fica a 508 km de Curitiba.

Para ajudar os pais financeiramente, Marco precisou abdicar das idas à escola, e apenas aos 15 anos conseguiu se alfabetizar, quando pôde pagar um supletivo para acelerar os estudos. O, agora, grande empresário cursou um técnico em contabilidade, na década de 80, e conseguiu uma vaga em uma fábrica de doces, que terminou sendo o grande pontapé para o início do seu negócio.

A empresa que Marco trabalhava corria o risco de falência, então, em 1993, Marco pôs em ação um plano para um antigo sonho. Vendeu o Monza 91 da família, juntou algumas economias e mais dois cunhados para entrar em sociedade, e assim foi o início da Morena Rosa, que começou como uma confecção de moletons e camisetas básicas, numa instalação localizada no bairro comercial de Cianorte.

Por sugestão da sua esposa, Valdete Franzato, decidiram embarcar na produção de moda feminina no final dos anos 90. “Não havia ninguém que oferecesse ‘modinha’ na região”, disse Valdete, hoje, diretora de criação da Morena Rosa, em entrevista à revista Exame. A pegada fashion da marca começou a atrair lojas multimarcas de todo o país, e a marca começou a decolar. 

Franzato faz parte de uma leva de empreendedores sem formação acadêmica, e, mesmo sem entender de moda, o seu feeling para negócios levou o seu sonho para outro patamar. Hoje, o grupo Morena Rosa tem mais de 1.400 colaboradores, produz pelo menos 2 milhões de peças ao ano, e é um sucesso dentro e fora do Brasil, além de possuir mais três marcas que assinam outros estilos além do ‘sexy’, marca registrada da Morena Rosa. 

“De bóia-fria para empresário milionário”, a história de Marco Franzato e junto à Morena Rosa é uma grande inspiração, não é? 


Todos os posts...