18/03/2020

Histórias de empreendedores de sucesso: Abílio Diniz


Filho da brasileira Floripes Pires e do português Valentim Diniz, Abílio dos Santos Diniz é um administrador e empresário brasileiro, nascido na cidade de São Paulo. Abílio é sócio e fundador do Grupo Pão de Açúcar, empresa de comércio varejista brasileira.

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas, o bilionário iniciou a sua brilhante carreira na Doceria Pão de Açúcar aos 12 anos, empresa inaugurada por Valentim Diniz em 1948, e após 11 anos virou um supermercado, resultado de uma parceria entre pai e filho. O supermercado paulista, que fazia referência ao monumento carioca, não só no nome, como em sua marca gráfica, cresceu e virou a maior rede de varejo brasileira. 

Mesmo diante de várias crises, a rede administrada por Abílio conseguiu dar a volta em todas elas. No entanto, ele permaneceu à frente até 2013, quando se desligou definitivamente sendo o último membro de sua família a permanecer no negócio. Desde então, o empreendimento é gerido pelo grupo francês, o Grupo Casino, organização que faz parte da rotina da rede desde os anos 90.

De acordo com o ranking anual da Forbes, em 2018, Abílio era 652° pessoa mais rica do mundo e a 10° no Brasil, com uma fortuna avaliada em, mais ou menos, US$ 3,5 bilhões. Hoje, Abílio é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Fonte: Suno


Todos os posts...