26/03/2020

Marca e nome empresarial: a diferença e a importância do registro em cada uma delas


Falamos bastante sobre registro de marca, mas entre as muitas dúvidas que cercam o assunto, uma das mais comuns moram na confusão entre a marca e o nome empresarial. Mas e aí, os dois itens são e a mesma coisa? O registro de um cobre os dois? A resposta é não! Entenda o porquê:

Primeiramente, o que é o nome empresarial? Bom, o nome empresarial é uma denominação ou razão social registrado na Junta Comercial, logo após esse registro, você obtém o direito legal para operar como empresa. Este nome é utilizado nas suas contas bancárias, formulários e documentos. Caso você seja um microempreendedor individual, o seu nome empresarial é o seu nome completo. Sem registro, sem empresa oficial!

Vocês já devem estar afiadíssimos sobre o assunto, mas não custa reforçar, a marca é um nome utilizado para identificar uma categoria de produtos ou serviços, podendo contemplar também uma linha de produtos ou serviços específicos, abrangendo também representações gráficas e logotipos. A marca é a sua identidade perante o seu público, e o registro dela garante que você esteja protegido contra o uso indevido.

Em resumo, sem o registro oficial na Junta Comercial, a sua empresa opera ilegalmente, sem o registro de marca, a identidade da sua empresa se torna vulnerável. E agora, consegue compreender a diferença e a importância do registro de ambos?


Todos os posts...