Como Registrar

Logotipo x Logomarca: saiba como distinguir.

É comum as pessoas reconhecerem um “jacaré” em uma camisa como Lacoste. Ou então olhar para uma maçã mordida e lembrar da Apple.

As expressões “logotipo” e “logomarca” são usadas com frequência, mas muitos se perguntam o que é e como distinguir esses dois termos.

O principal a se ter em mente é que as duas palavras são itens fundamentais para o fortalecimento de sua marca.

No nosso dicionário consta a palavra logomarca, mas o termo não é amplamente utilizado ao redor do mundo, ao contrário de logotipo ou logo e marca, separadamente.

Mas antes de mais nada, precisamos saber que “logos” é uma palavra de origem grega e a sua tradução é “significado”.

 

Afinal, logotipo ou logomarca?

É bastante comum conceituarem esses dois termos como iguais, mas reconhecer suas diferenças é importante e bastante aproveitável na sua vida profissional.

A palavra logotipo é de origem grega e é composta por dois termos: “logos”, que já foi anteriormente conceituado, e “typos” que significa símbolo ou figura. Sendo assim, esse termo pode ser entendido como um conceito que é transmitido através de um símbolo, ou seja, é uma imagem que representa de forma gráfica uma empresa.

Já o termo logomarca é formado pela união das palavras: logo +  marca. Enquanto “logos” vem do grego, e se traduz como significado, a “marka” é uma palavra germânica e possui a mesma tradução que o termo “logos”. 

No fim, podemos dizer que logomarca significa “Significado do Significado”. 

Portanto, não é o termo mais correto a ser utilizado. Mas, pela sua popularização no nosso vocabulário, acabamos usando para definir o conjunto composto por parte escrita (tipologia) e um desenho (símbolo).

Porém, o termo pode ser substituído simplesmente por “marca”.

Apesar de a logomarca ser etimologicamente errado, o termo é encontrado em dicionários com o significado de logotipo. Por conta disso, é aceitável e entendível o uso do termo logomarca ao se referir a um logotipo.

 

Qual a importância de um logotipo?

É mais fácil assimilar e lembrar uma imagem do que apenas texto, e é por isso que a identidade visual e o design são tão importantes.

Podemos dizer que o logotipo é a representação gráfica de tudo aquilo que envolve uma marca, como sua missão, visão e valores. A marca é o que faz a conexão entre uma organização e o seu público e os elementos gráficos que compõem um logotipo, como cores, tipografia, símbolos e outros, pode tornar uma marca simplesmente inconfundível.

Algumas empresas são facilmente reconhecidas apenas pelas suas características gráficas. A Apple, por exemplo, não precisa ter sua marca escrita de forma descritiva, apenas o seu símbolo já é o bastante para fazer com que ela seja identificada em qualquer lugar do mundo.

Vale destacar que o logotipo ajuda na criação de uma identidade de marca e na construção da relação de credibilidade com o público. Marcas novas no mercado precisam se atentar e investir em identidade visual. Pois, é um facilitador ao reconhecimento imediato do negócio, além de transmitir seriedade e profissionalismo.

 

É preciso registrar o logotipo?

É importante saber que a marca abrange mais que apenas o nome da empresa; ela também é composta pelo logotipo, sua paleta de cores e outros elementos.

Então, quando falamos de registrar um logotipo, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas aqui no Brasil, entende que estamos falando de uma marca figurativa ou mista.

O INPI reconhece a existência de 4 tipos de marcas: nominativa, figurativa, mista e tridimensional. 

Uma marca nominativa é composta pelo nome da empresa, escrita em formato padrão sem levar em consideração a fonte, estilo, tamanho ou cor. Ou seja, o registro não levará em conta o design estilizado do nome.

Já a marca figurativa é aquela representada sem o nome da empresa, mas com características que sejam facilmente identificáveis, como o design gráfico (logotipo), paletas de cores e fontes específicas.

A marca mista é uma das mais requisitadas, pois engloba tanto o logotipo quanto o nome da marca escrito de forma estilizada. Em um único registro une-se dois elementos, palavra e imagem.

Um dos maiores exemplos de uma marca tridimensional seria o formato da barra Toblerone, pois esse tipo de marca é constituído pela forma plástica distintiva em si, de forma que individualiza produtos e serviços que a utilizam.

 

Conclusão

Explicado tudo isso, concluímos que sim é necessário registrar seu logotipo

O registro de marca perante o INPI, seja de qualquer tipo, é um passo importantíssimo para qualquer empresa, pois garante a proteção e a exclusividade ao titular.

Atualmente, através da Lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial), a garantia de validade do registro é de 10 anos e pode ser renovado quantas vezes forem necessárias.

Após isso, a marca se torna um patrimônio intangível, o que permite que ela seja vendida, doada e até mesmo herdada.

 

Autora: Maria Bárbara Barbosa

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