Quando você lembra de uma empresa, o que vem a sua mente não se limita somente ao produto ou serviço ofertado. Além disso, você consegue pensar em suas características mais sobressalentes, como o jeito divertido da Netflix ou a gama de inovação da Apple e, na maioria das vezes, essa percepção é feita inconscientemente.
Isso se dá através de estratégias de marketing de empresas, que têm por objetivo criar e fortalecer a identidade de sua marca no mercado. O conjunto dessas técnicas utilizadas para atingir esse objetivo é chamado de branding.
Então, de forma lógica, rebranding seria remodelar o branding com o objetivo é modificar a percepção que o público já possui em relação a sua marca. Não é incomum que empresas precisem passar por um reposicionamento de marca e as ações de mudança podem envolver a troca de nome, logotipo, identidade visual e outros.
As marcas nascem direcionadas ao público e ao mercado e com a mudança constante desses dois fatores, são necessários ajustes estratégicos para manter a solidez. Um rebranding, quando bem feito e executado, ajuda as empresas a não perderem o seu espaço, e por mais que seja necessário manter a consistência de sua marca, mudanças são bem-vindas, desde que sejam bem estruturadas e por uma boa razão.
O que é rebranding?
O rebranding é o conjunto de ações estratégicas de reposicionamento de marca, através do qual as empresas passam por ajustes na forma como se apresentam ao seu público e ao mercado ao qual estão inseridas.
A gestão de uma marca serve para mostrar ao público a ideia de quem é sua marca, quais os seus valores, missões e características únicas. Em alguns casos pode ser que esse movimento, para expressar quem se é como marca, entre em discordância ao que anteriormente era apresentado.
Rebranding pode ser entendido como uma “atualização” de marca. Uma vez que com o passar do tempo a marca precisa se adaptar a possíveis mudanças, como mudanças mercadológicas ou avanços tecnológicos.
Uma marca é muito mais que apenas um logotipo, ela é o conjunto de todas as associações que são feitas pelos seus consumidores. Uma marca engloba experiências, sentimentos e sensações. Você não compra um simples iPhone, você compra a promessa de inovação. Você não bebe simplesmente uma Coca-Cola, você bebe a promessa de momentos prazerosos.
O rebranding é um projeto de grande porte e que irá demandar mudanças baseadas em estudos e análises relevantes para a sua marca. Portanto, esse tipo de estratégia precisa fazer sentido para o atual cenário da sua empresa, pois custa tempo, dinheiro e ações de reposicionamento no mercado.
Empresas que passaram por rebranding:

Ponto Frio
Em 2021, a Pontofrio passou por um rebranding de sua marca. Com 75 anos de história e conhecida por ser uma das marcas mais tradicionais do varejo brasileiro, a Pontofrio agora é apenas Ponto :>. Essa mudança trouxe o reposicionamento de marca para algo mais jovem, moderno e inovador.Através do novo slogan “Direto ao Ponto:>”, a marca buscou estabelecer uma comunicação mais divertida, simples e focada no digital, mas mantendo o seu foco no conceito de inovação. Além do nome, a nova identidade visual também trouxe novas cores, preto e laranja, inspiradas no famoso “mascote” da antiga Pontofrio, o pinguim.

Warner Bros
A Warner Bros é um dos principais estúdios de entretenimento do mundo e em seu portfólio temos filmes, programas de televisão, entretenimento e produtos. Entre seus trabalhos famosos estão as sagas da DC Comics, Harry Potter e Senhor dos Anéis, além de séries como Friends, The Big Bang Theory e Brooklyn 99. Em 2023 a Warner Bros irá fazer 100 anos e em comemoração ao seu centenário, o estúdio, em parceria com a agência Pentagram, criou uma nova identidade de marca que se baseia na história da empresa. O novo logotipo é baseado no original, mas atualiza o icônico WB e o torna base para uma identidade mais abrangente, o antigo escudo dourado passa a ser agora azul e com letras metálicas. A nova estratégia serviria para nortear os criadores da empresa e atrair novos talentos, com base no seu legado de inovação. O que é fundamental no desenvolvimento de um novo posicionamento de marca, principalmente nessa era de ascensão dos streamings e outras tecnologias no meio do entretenimento.

Rede Globo
Em dezembro de 2021 a Globo apresentou a nova configuração de sua marca, que unifica seus canais: TV aberta, por assinatura, streaming e plataformas digitais. A nova identidade visual traz o tradicional globo com cores mais fortes e que se expandem da esfera para toda a tela. Segundo a emissora, a sua proposta é mostrar ao espectador que não há um limite entre marca e conteúdo, visando refletir toda a proximidade entre a marca TV Globo e seu público. A nova configuração também quer comunicar a ideia de uma só Globo em conjunto com os seus valores: brasilidade, proximidade, diversidade, senso de comunidade, liberdade e criatividade. Uma marca que se adapta às novidades, mas sem perder sua essência, que é forte e consistente. Como visto nos exemplos acima, o processo de reposicionamento de marca nem sempre ocorre de forma completa, com a alteração de todos os elementos de uma marca. Os ajustes irão depender dos objetivos finais da estratégia traçada pela empresa. Contudo, vale ressaltar que com o rebranding pode vir a necessidade de atualização do registro de marca no INPI. Pois, por exemplo, quando há alteração no nome da empresa ou em seu logotipo, é importante que se faça um novo um pedido de registro de marca perante o INPI.
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